O que é rebobinamento e quando realiza-lo?
Um motor elétrico queima devido a curto-circuito causado por falha no material isolante ou na rede ao qual ele está ligado. O fio de cobre dos enrolamentos do motor é revestido por uma fina película de material isolante, que impede que a corrente elétrica flua desordenadamente pelos enrolamentos. Esse material é fabricado para aguentar altos níveis de tensão e temperatura, mas o uso indevido do motor e/ou baixa qualidade da energia que o alimenta, prejudica a sua durabilidade e o torna mais fraco.
Um alto fator de potência na rede elétrica também faz com que os fios esquentem, o que o leva a temperatura na superfície do enrolamento a ficar mais alta do que o esperado, e com o tempo isso degrada o material isolante.
Uma rede cuja energia apresenta muitas variações também causa o mesmo problema, pois uma tensão excessivamente abaixo da nominal fará com que o motor exija uma corrente maior para ativar a mesma potência (baixa de tensão), enquanto que tensões maiores irão romper o material isolante com muita rapidez (sobrecarga). E quanto mais rápido ela variar, mais quente ficará a superfície do motor.
Quando acontecem sobrecargas, sub tensões, faltas de fases e baixas no isolamento as bobinas podem sofrer comprometimento que levam a parada dos motores.
Para estes casos se faz necessário o que chamamos de rebobinamento (enrolamento) dos motores.
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