A DIFERENÇA ENTRE MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA
Entenda a diferença entre manutenção preventiva e corretiva.
Mesmo quem não possui um veículo, frequentemente houve falar em revisão e manutenção. A manutenção é algo presente não apenas em carros, apesar de ser mais comentada no setor automotivo.
Motores, exaustores e equipamentos hidráulicos de qualquer tipo também devem passar por revisões e manutenção de tempos em tempos, para garantir seu pleno funcionamento e evitar que problemas mais graves ocorram. Problemas estes que poderiam comprometer outras peças, aumentando o prejuízo e podendo trazer a paralisação do sistema.
Existem dois tipos de manutenção, a manutenção preventiva e a manutenção corretiva. Cada uma delas tem seu momento certo para ser feita. No entanto, na grande maioria dos casos, a manutenção preventiva é mais recomendada, pois aumenta a vida útil dos equipamentos evitando danos maiores aos motores, exaustores e equipamentos hidráulicos. Quando não é possível evitar um dano causado pelo desgaste natural da peça, a manutenção corretiva deve ser feita. Confira uma explicação abaixo:
Manutenção preventiva
Essa revisão é aquela que tem como objetivo evitar que danos maiores sejam causados.
Por exemplo: efetuar lubrificação, ajustes mecânicos, elétricos e hidráulicos é uma manutenção preventiva, pois não fazer estes procedimentos pode comprometer o rendimento do equipamento além de diminuir a vida útil de todo o sistema resultando em problemas mais sérios como queima do motor, trazendo a paralisação do sistema, passando a exigir uma manutenção corretiva.
Como o próprio nome sugere, a manutenção preventiva serve para prevenir, prevenir problemas mais sérios, mais difíceis e caros de resolver. Geralmente este tipo de manutenção é bem mais barata que a manutenção corretiva.
Manutenção corretiva
A corretiva é aquela manutenção que objetiva fazer uma correção, consertar algo que danificou ou que não está funcionando corretamente.
A manutenção terá o seu tempo, porém não pelo desgaste prematuro por ausência de manutenção preventiva, mas pelo fim da vida útil (desgaste natural) das peças utilizadas nos equipamentos.
Usando novamente o exemplo dado anteriormente, se um equipamento não tiver com lubrificação nos rolamentos e continuar funcionando, além do desconforto sonoro causado, o rolamento poderá travar, ocasionando a queima do motor.
Se isso acontecer, o motor deverá ser aberto para fazer além da troca dos rolamentos o rebobinamento do motor, resultando num gasto muito mais alto.
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